Utilização de processos industrializados na construção civíl

A construção industrializada é fator determinante para a modernização da construção civil. Uma grande contribuição para a construção industrializada, além dos produtos pré-moldados na obra, é o sistema Steel Framing.

O Steel Framing é um sistema construtivo que utiliza perfis de aço galvanizados conformados a frio para a construção de painéis estruturais e não estruturais, e vigas secundárias, vigas de piso, tesouras de telhado e demais componentes que são posteriormente fechados com placas cimentícias ou outros materiais.

Ao contrário da industrializada, a construção tradicional utiliza blocos cerâmicos ou de concreto, além do concreto tradicional para execução de vigas, pilares e lajes. É um modelo artesanal, caracterizado pela baixa produtividade e enorme índice de desperdício, além de sujeira.

Os principais benefícios e vantagens no uso de um sistema industrializado, especialmente o Sistema Light Steel Framing são:

  • Utilização de produtos padronizados com tecnologia avançada, em que os elementos construtivos são produzidos industrialmente, e a matéria-prima utilizada, os processos de fabricação, suas características técnicas e acabamento passam por rigorosos controles de qualidade.
  • No caso do Steel Framing, o aço, material de comprovada resistência e alto controle de qualidade, tanto na produção da matéria-prima quanto de seus produtos, permite maior precisão dimensional e melhor desempenho da estrutura.
  • Facilidade de obtenção dos perfis formados a frio, já que são largamente utilizados pela indústria.
  • Durabilidade e longevidade da estrutura, proporcionada pelo processo de galvanização das chapas de fabricação dos perfis.
  • Facilidade de montagem, manuseio e transporte devido à leveza dos elementos.
  • Construção a seco, o que diminui o uso de recursos naturais e o desperdício.
  • Melhores níveis de desempenho termoacústico, que podem ser alcançados através da combinação de materiais de fechamento e isolamento.
  • Rapidez de construção, uma vez que o canteiro se transforma em local de montagem.
  • Grande flexibilidade no projeto arquitetônico, não limitando a criatividade do arquiteto.

Devido à escassez de mão de obra no mercado de construção civil e a necessidade cada vez maior de entregar as obras em prazos cada vez mais curtos, a construção industrializada vem se mostrando um sistema que alia a velocidade de execução com a segurança de trabalhar com produtos industrializados que passam por rigorosos testes de qualidade.

Fonte: http://www.cbca-acobrasil.org.br/site/noticias-detalhes.php?cod=7163